quinta-feira, 24 de julho de 2014

6 alimentos para evitar na TPM que pioram inchaço, dores nos seios e de cabeça

6 alimentos para evitar na TPM que pioram inchaço, dores nos seios e de cabeça

Dor de cabeça, cólicas, tristeza, irritação, sensibilidade à flor da pele, vontade inconsolável de comer chocolate… Identificou algum dos sintomas? Segundo estudo realizado pela Unicamp, cerca de 80% das mulheres brasileiras sofre ou já sofreu com a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Cada uma reage de uma forma diferente, dependendo do estilo e qualidade de vida. Mas, no geral, os hábitos alimentares podem fazer a diferença. Leia também:
Como acabar com os sintomas da TPM
Aprenda a driblar a vontade de comer alimentos calóricos na TPM
Linhaça emagrece e ajuda a combater TPM e menopausa “Com uma alimentação saudável, o corpo entra em equilíbrio com a mente e os sintomas da TPM diminuem drasticamente. E prestar atenção na alimentação é cuidar da nossa saúde física e mental. Dá mais trabalho, mas vale a pena”, afirma o médico especialista em ansiedade e comportamento humano Douglas Motta Calderoni, da clínica Sintropia. Ele listou alguns alimentos que devem ser evitados nesse período:

O que não comer durante a TPM


1 - Sal: 'O sal deve ser evitado sempre, mas nesta fase principalmente, pois pode agravar os sintomas da TPM. Ele aumenta a retenção de líquidos, causando o inchaço e acarretando no aumento de peso e dores. A maioria dos alimentos já contem quantidades suficientes de cloreto de sódio, não sendo necessário colocar mais sal no preparo. Para isso podem ser usados algumas ervas e condimentos que valorizem o sabor da comida, dispensando a necessidade do sal. Lembre-se: paladar é uma questão de costume também, diminuir a quantidade de sal é algo que deve ser encorajado e aprendido.

2 - Cafeína: 'Refrigerantes de cola, café, chá mate ou preto são responsáveis pelo aumento da ansiedade e irritabilidade, que já estão em alta nesta fase. Além disso, podem piorar as dores nas mamas causadas pela TPM. Muitos produtos cafeinados possuem um excesso de sódio, o que também é fator principal do inchaço'. 

3 - Chocolate: 'Tido como um santo remédio por muitas mulheres, o chocolate pode ser um vilão neste período. Ele alivia o desconforto, pois dá uma sensação de prazer imediato, mas aumenta a compulsão por doces, fazendo com que a vontade de comer mais chocolate ou outros doces se intensifique. Além disso, possui uma substância semelhante à cafeína em sua composição e, por isso, pode intensificar as oscilações de humor e a irritabilidade'.

4 - Bebidas alcoólicas: 'Assim como o chocolate, o álcool proporciona em primeiro momento um alívio da ansiedade, mas, na verdade, causa uma piora dos sintomas de irritabilidade e depressão, próprios desta fase. Também intensifica a retenção de líquidos e os quadros de dores, além de alterar mais o ciclo de sono intensificando sonolência excessiva ou insônia'.

5 - Fast Food, frituras e alimentos prontos: 'Os alimentos industrializados passam por diversos processos para aumentar o tempo de conserva, o sabor, a apresentação e cores. Esses produtos sobrecarregam o fígado, não possuem uma fácil digestão e têm uma alta carga de sódio, substancia responsável pelo aumento da retenção de líquidos e os sintomas da TPM'.
6 - Queijos fortes e frios processados: 'Esses alimentos podem piorar as crise de enxaqueca já frequentes para algumas mulheres neste período, por conter uma grande quantidade de sal e conservantes'.
Dor de cabeça, cólicas, tristeza, irritação, sensibilidade à flor da pele, vontade inconsolável de comer chocolate… Identificou algum dos sintomas? Segundo estudo realizado pela Unicamp, cerca de 80% das mulheres brasileiras sofre ou já sofreu com a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Cada uma reage de uma forma diferente, dependendo do estilo e qualidade de vida. Mas, no [...]

Categoria: Saúde
Autor: Mariana Bueno
Publicado em: Thu, 24 Jul 2014 15:00:01 +0000
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário