sexta-feira, 25 de julho de 2014

6 erros que você comete ao por o lixo na rua que estão prejudicando o meio ambiente

6 erros que você comete ao por o lixo na rua que estão prejudicando o meio ambiente

Não são só os órgãos públicos que devem se preocupar com a manutenção da cidade. Adotar soluções para tornar as vias mais limpas, organizadas, bonitas e saudáveis também é responsabilidade de cada um de nós. “É como acontece dentro de casa: se não há cooperação, por mais que alguém limpe, sempre haverá louça suja e roupas espalhadas”, compara Francisco Vianna, coordenador de Planejamento da Loga (Logística Ambiental de São Paulo). Leia também:
Sustentabilidade: conheça algumas verdades sobre o lixo
Como descartar o lixo de forma correta
Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para uma casa sustentável Um dos nossos deveres como cidadãos é garantir que os resíduos produzidos na nossa casa sejam descartados da maneira correta, evitando que sujem as ruas e causem transtornos para outros. Francisco lista 6 erros comuns que muita gente comete ao colocar o lixo na rua e ensina a maneira certa de proceder.

Ao fechar o saco de lixo, certifique-se de não enchê-lo demais e amarre bem. Desta forma, ele não se rompe, e o coletor consegue segurá-lo pelo nó para jogá-lo no caminhão.

Evite jogar líquidos no lixo. Eles podem vazar, sujando a calçada, causando mau cheiro e atraindo insetos.

Coloque o saco no contêiner destinado a isso em frente ao seu prédio ou casa. Segundo Francisco, é proibido por lei realizar descartes em terrenos baldios e áreas públicas tais como canteiros centrais, esquinas e praças. É importante lembrar, também, que o contêiner disponível em ruas é destinado a resíduo domiciliar. Entulhos, colchões, carcaças de móveis e eletrodomésticos devem ser levados ao ecoponto mais próximo.

Ponha o lixo para fora apenas 2 horas antes de o caminhão coletor passar. É importante diminuir o tempo de exposição à ação de animais ou mesmo chuva que possa rasgar os sacos. Para se informar sobre o horário, confira a última dica.

Não faça o descarte em dias que o caminhão de lixo não passa.
Jamais coloque o saco de lixo com resíduo domiciliar em pontos com acúmulo de entulho, móveis e outros grandes objetos. Além de proibido, a coleta domiciliar é realizada por uma empresa, e a varrição/zeladoria, por outra.
Dica extra: o caminhão de lixo segue uma rota estabelecida pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e possui computador de bordo. Portanto, é possível acompanhar em tempo real seu trajeto e paradas via GPS e, assim, programar o dia e horário de descarte.
Não são só os órgãos públicos que devem se preocupar com a manutenção da cidade. Adotar soluções para tornar as vias mais limpas, organizadas, bonitas e saudáveis também é responsabilidade de cada um de nós. “É como acontece dentro de casa: se não há cooperação, por mais que alguém limpe, sempre haverá louça suja e [...]

Categoria: Casa e Família
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: Fri, 25 Jul 2014 17:00:46 +0000
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário