sábado, 23 de agosto de 2014

10 tipos de fotos que pais compartilham nas redes sociais e põem filhos em risco

10 tipos de fotos que pais compartilham nas redes sociais e põem filhos em risco

Um sorriso, uma pose, um olhar… cada movimento dos filhos deixa os pais encantados e prontos para fazer um registro fotográfico. O passo seguinte, quase sempre, é compartilhar fotos nas redes sociais para que todos possam ver como a criança está fofa! O problema é que, ao fazer isso, os pais podem estar colocando seus filhos em risco. Casos de sequestros, roubos e pedofilia são cada vez mais comum e se tornam ainda mais fáceis de serem cometidos, uma vez que a rede oferece não só a imagem da criança, mas também sua localização exata, lugares que frequenta, trabalho dos pais, bens da família, entre outros. Leia também:
Quando dar tablets e smartphones para crianças?
Dicas para controlar o uso da Internet pelas crianças
Seu filho está exposto demais nas redes sociais? Mas parece que muitos pais ainda não se deram conta disso. De acordo com os dados do TIC Kids Online Brasil, realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), 68% dos pais acham que os filhos não irão passar por situações de risco na internet. O estudo tem como objetivo entender a percepção de jovens em relação à segurança on-line, bem como delinear as práticas de mediação de pais e responsáveis.

Crianças nas redes sociais: superexposição



Por mais que a foto tenha ficado linda, compartilhe-a somente com quem você conhece bem (Crédito: Thinkstock) Não há como negar que a maioria das pessoas ficam felizes e envaidecidas com a exposição na rede e as curtidas dos amigos. “A tecnologia e as redes sociais são vertentes do mundo moderno e, por isso não é possível deixar os filhos fora disso, mas é preciso construir esse uso pausadamente e saber o que pode ser postado”, explica a coordenadora pedagógica da educação do Colégio Nossa Senhora do Morumbi (SP), Elisabete da Silva Duarte. Tudo deve ser feito sem exageros. “A exposição exagerada na internet é prejudicial, pois não preserva a imagem, nem as questões de fórum íntimo. Por vezes os filhos ficam expostos como em uma vitrine, sem a proteção necessária e a privacidade que nos permite uma vida mais saudável”, completa a psicopedagoga Marta Cesaro, coordenadora pedagógica do Colégio Madre Alix, também em São Paulo.

Fotos dos filhos na internet: dicas do que evitar

Uma dica importante para quem gosta de compartilhar fotos dos filhos é limitar a divulgação entre parentes e amigos, pois existe o respeito e a confiança de saber com quem a vida está sendo partilhada. Isso pode ser feito alterando a configuração das postagens, que nunca deve ter a opção “pública” (visível para qualquer pessoa). Mesmo quem limita apenas ao grupo “amigos”, pode restringir ainda mais determinadas imagens, já que nem todos que estão na sua rede são realmente pessoas próximas. No Facebook, basta clicar em “Configurações” e depois em “Privacidade” para fazer seus filtros de segurança e escolher quem pode ou não ver suas fotos, postagens e outros dados.

O que não postar

Também é fundamental saber o que pode ou não ser divulgado sem que haja riscos para a criança. “Mostrar informações escritas, como onde estuda, mora, endereços, fotos de casa, são mais complicadas e perigosas do que mostrar a foto do rosto, pois podem saber a localização da criança, os locais onde ela frequenta”, alerta Elisabete. “Evitar mostrar esses detalhes é uma questão de segurança, mas existem questões que nem mesmo os adultos pensam antes de postar e acabam expondo particularidades, como é o caso de fotos de viagens”. Devem ser evitadas, ainda, fotos da criança nua, fotos que possam envergonhá-la no futuro, fotos em que apareçam outras crianças e fotos que mostrem objetos de valor e bens materiais da família, como carros ou itens tecnológicos.

Crianças e tecnologia

Outro grande risco é deixar que crianças criem seus próprios perfis nas redes sociais. ”Hoje os pais estão expondo crianças muito pequenas, você vê crianças no Facebook com 4 e 5 anos, elas não sabem dos seus perigos nem como utilizá-lo. Os pais devem controlar, limitar e proporcionar aos filhos apenas a tecnologia que a idade comporta”, diz Elisabete. Segundo ela, os pais também precisam estar cientes de que são uma referência e que, por isso, devem ter critérios e ponderar o que é e o que não é permitido ser postado. “Se eles não se preocupam e tomam cuidado com o que estão postando os filhos também não vão ver perigo nisso. É uma questão de segurança”, explica.

Medidas legais

Mesmo com os pais sendo responsáveis e limitando a exposição de seus filhos na rede, muitas vezes acontece de amigos ou parentes divulguem imagens sem que haja autorização. O ideal seria que sempre houvesse uma consulta prévia para saber se os pais se incomodam ou não que determinada foto seja divulgada, o que não costuma acontecer. Em casos mais sérios, vale lembrar também que a publicação de fotos sem autorização nas redes sociais é proibida e passível de processos judiciais. “É importante que todos tenham ciência de seus atos e do quanto a situação é séria. A proteção da imagem é imprescindível e pode proteger de sequestros, contatos com pessoas que possam envolver negativamente as crianças e jovens, causando por vezes danos irreversíveis a toda a família”, afirma Marta.

10 tipos de fotos perigosas



Fotos que tenham registro de localização, como, por exemplo: "Meu filho João - em Escola do Saci Pererê."

Foto do filho com uniforme da escola ou outra referência que ajude a identificar locais que ele frequenta.

Foto do filho com colegas sem a permissão dos outros pais. Do mesmo jeito que você tem suas ideias sobre o que é ou não legal em relação aos seus filhos, os pais dos coleguinhas podem ter opiniões diferentes e é preciso consultá-los antes de expor as crianças na rede.
Foto com bens de família de valor, como carros, joias, itens tecnológicos e coisas caras, que chamam atenção.
Fotos da criança nua, no banho ou em qualquer situação que poderá constrangê-la no futuro ou mesmo correr o risco da foto cair em sites de pornografia ou pedofilia.
Outro grande risco é deixar que crianças criem seus próprios perfis nas redes sociais. Esses sites são para maiores de 18 anos e a criança com certeza não saberá o limite entre o que é ou não perigoso.
Mostrar informações escritas, como onde estuda, mora, endereços, fotos de casa, são mais complicadas e perigosas do que mostrar a foto do rosto, pois podem saber a localização da criança, os locais onde ela frequenta.
Fotos que podem ser vistas por desconhecidos ou "amigos de amigos". Faça filtros de segurança e privacidade para sua rede social. Cuide também para que seus álbuns no Facebook não sejam "abertas para todos".
Foto do filho no trabalho dos pais que identifique onde é esse lugar. Sua vida pessoal não pode ser um livro aberto na web, isso é perigoso.Foto de alta qualidade: lembre-se que imagens em alta resolução podem ser editadas ou manipuladas por qualquer um de um jeito fácil.
Um sorriso, uma pose, um olhar… cada movimento dos filhos deixa os pais encantados e prontos para fazer um registro fotográfico. O passo seguinte, quase sempre, é compartilhar fotos nas redes sociais para que todos possam ver como a criança está fofa! O problema é que, ao fazer isso, os pais podem estar colocando seus filhos em risco. Casos [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Casa e Família
Autor: Mariana Bueno
Publicado em: 21 Aug 2014 12:15:49
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário