sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são

Alimentos que parecem ser a mesma coisa, mas não são

Eles são muito parecidos, quase iguais. A semelhança é tamanha que é provável que você nem imagine que, como diz o antigo ditado, está trocando gato por lebre. Na maioria das vezes o que muda são alguns ingredientes ou suas quantidades dentro dos seus alimentos preferidos. Tirar o queijo do seu requeijão cremoso e trocar por amido, mais barato e menos saudável, é uma das artimanhas da indústria. Pode parecer insignificante, mas o paladar, a saúde e o bolso sentem a diferença. Por exemplo, você sabia que bolacha água e sal e cream cracker não são a mesma coisa? Uma tem muito mais gordura que a outra, como explicamos a seguir. Também mostramos a diferença entre alimentos como iogurte e bebida láctea, margarina e creme vegetal, azeite e óleo composto de soja e oliva, entre outros. Acredite, você vai pensar melhor antes de fazer suas escolhas na próxima compra de supermercado. Leia também
10 alimentos que ajudam a emagrecer
Deixe a alimentação saudável em 10 passos
Frozen iogurte ajuda na dieta e faz bem à saúde

Bolacha de água e sal e cream cracker: a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que os ingredientes dos dois biscoitos são os mesmos, o que muda são as quantidades. ‘No biscoito cream cracker, a proporção de gordura é mais elevada, para dar uma consistência mais crocante e cremosa’, explica. Essa variação também aumenta o valor calórico do biscoito cream cracker quando comparado com a bolacha de água e sal.
Iogurte e bebida láctea: a embalagem é praticamente a mesma – o que muda é apenas a inscrição que diz ‘iogurte’ ou ‘bebida láctea’ –, mas esses alimentos são diferentes. A bebida láctea traz a mistura de leite e soro de leite e, por isso, pode conter gordura de origem vegetal. No caso do iogurte, a gordura é totalmente proveniente do leite, animal no caso. ‘A porção derivada do leite exigida por legislação no iogurte é superior do que a da bebida láctea’, explica Cintya...

...Isso significa que, na bebida láctea, pode haver maior adição de outros ingredientes, como o amido, o que torna o produto mais barato (e menos saudável).

Margarina e creme vegetal: a quantidade de gordura vegetal presente na margarina pode variar entre 82 e 85%, enquanto que no creme vegetal essa quantidade não ultrapassa 68%, tornando o produto menos calórico. Além disso, a margarina pode conter um pouco de gordura láctea (até 3%) o que não ocorre com o creme vegetal. Mais uma vez, é necessário observar bem a embalagem para ver do que se trata o produto, uma vez que são muito parecidos.

Requeijão cremoso e requeijão cremoso com amido: ‘no caso do requeijão cremoso com amido, a indústria substitui parte do queijo por amido, tornando o produto mais barato, menos nutritivo e descaracterizando do produto tradicional que tem como principal característica a composição a partir dos nutrientes do queijo’, explica a nutricionista.
Azeite e óleo composto de soja e oliva: os benefícios do azeite são provenientes da sua quantidade de gordura monoinsaturada, que auxilia no combate ao colesterol ruim e auxilia na elevação do bom colesterol. O óleo composto de soja e oliva, como o próprio nome diz, é composto por dois tipos de óleo (azeite e soja), o que modifica sua composição nutricional. O produto passa a ser mais rico em gorduras poliinsaturadas, que ajudam na redução do colesterol total.
Muçarela de búfala e Muçarela de búfala com leite bovino: embora a aparência seja muito semelhante, no processamento da muçarela búfala utiliza-se 100% de leite de búfala. No segundo caso, boa parte desse leite é substituída por leite de vaca. A alteração torna o produto mais barato, porém descaracteriza parte do sabor e da leveza do alimento.
Pipoca doce de saquinho e pipoca doce caseira: A pipoca é um alimento com baixo teor de gorduras, sódio e açúcar e rica em fibras. Mas, por ter sabor leve, esses ingredientes podem ser facilmente adicionados. A pipoca doce caseira é feita com milho e pode ter uma quantidade adicionada de açúcar variável. Mas a pipoca doce de saquinhos é feita com açúcar e canjica, um tipo de milho branco. O fato é que as duas devem ser consumidas com moderação e no caso da caseira, prepare com a menor quantidade de açúcar possível.
Eles são muito parecidos, quase iguais. A semelhança é tamanha que é provável que você nem imagine que, como diz o antigo ditado, está trocando gato por lebre. Na maioria das vezes o que muda são alguns ingredientes ou suas quantidades dentro dos seus alimentos preferidos. Tirar o queijo do seu requeijão cremoso e trocar [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: manuelapagan
Publicado em: 20 Aug 2014 12:00:33
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário