sábado, 16 de agosto de 2014

Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável

Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável




Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (ABIA), divulgado no último dia 12 pelo ministro da saúde Ademar Arthur Chioro, prevê a redução do sódio em alimentos industrializados. As conclusões indicam que as indústrias alimentícias, em um ano, reduziram 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. A previsão é que a retirada deste item, que começou em 2011, alcance mais de 1,8 mil toneladas até o fim deste ano. Até 2020, é esperado que mais de 28 mil toneladas de sódio estejam fora das prateleiras. Leia também
Excesso de sal pode causar doenças crônicas
Shoyu engorda por ser bomba de sódio
10 alimentos para substituir os industrializados Segundo a pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o brasileiro tem percepção equivocada a respeito da quantidade de sal que deve consumir diariamente. Segundo os achados, 48% dos brasileiros avaliam seu nível de consumo diário de sódio como sendo médio. No entanto, estima-se que o consumo médio seja de quase 12 gramas por dia no país. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que sejam consumidas no máximo de 5 gramas de sal e menos de 2 gramas de sódio por dia. O excesso de sódio é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças como hipertensão, insuficiência renal e infarto. Grande parte dos alimentos do dia a dia possui essa substância que, muitas vezes, passa despercebida. Veja a seguir a lista dos alimentos que têm mais sal e evite as bombas de sódio. *Matéria publicada em agosto de 2014.

Alimentos que mais têm sódio



Atum light enlatado em água: o alimento apresenta 382 mg de sódio a cada 113 gramas.

Molho de soja: cada colher de sopa de shoyu possui 297 mg de sódio.

Queijo cottage 1% de gordura: apesar de pouco gorduroso, 115 gramas desse tipo de queijo têm 459 mg de sódio.

Presunto: três fatias possuem aproximadamente 700 mg de sódio.
Queijo muçarela sem gordura: apesar de ser considerada light, ela possui 840 mg de sódio por porção.
Pizza congelada: pouco mais da metade da embalagem possui 2.103 mg de sódio.
Pizza: Um pedaço, dependendo do sabor, equivale à 500 mg de sódio.
Peito de frango: 115 mg de peito de frango sem osso e sem pele podem conter de 40 a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida no alimento para torna-lo mais suculento e saboroso.
Cereal matinal: alimentos doces também podem ter sódio, o cereal de aveia Quaker, por exemplo, tem 260 mg de sódio por porção.
Molhos prontos: uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400 mg de sódio.
Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (ABIA), divulgado no último dia 12 pelo ministro da saúde Ademar Arthur Chioro, prevê a redução do sódio em alimentos industrializados. As conclusões indicam que as indústrias alimentícias, em um ano, reduziram 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: manuelapagan
Publicado em: 13 Aug 2014 13:28:08
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário