quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Causas dos dentes sensíveis

Causas dos dentes sensíveis

A sensibilidade dos dentes é causada pela exposição da dentina, a parte mais macia que fica logo abaixo da camada de esmalte. Esse tecido é formado por túbulos que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Alimentos e bebidas quentes, frias ou doces estimulam a movimentação desse fluido e a reação das terminações nervosas, provocando uma dor curta e aguda.Conheça as causas da exposição da dentina e, consequentemente, da hipersensibilidade dentinária: Leia também:
O que é erosão ácida?
Saiba como Sensodyne ajuda a proteger os dentes sensíveis
Dor de dente: conheça as principais causas

Escovação com força excessiva

Escovar os dentes com muita força ou com escovas de cerdas duras pode lesionar a gengiva e provocar a retração gengival, além de desgastar o esmalte dos dentes. “A gengiva é um tecido mole que não suporta traumas de escovação. Quando isso se torna um hábito, a reação da gengiva é se retrair e deixar a dentina exposta”, explica o cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti.

Cuidado com a força utilizada na hora de escovar os dentes. Crédito: Thinkstock

Gengivite e periodontite

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo da placa bacteriana. Se não for tratada corretamente, a gengivite pode evoluir para a periodontite (ou doença periodontal), uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente. As duas doenças podem provocar a retração da gengiva e a sensibilidade nos dentes e devem ser tratadas por um dentista.

Ranger dos dentes

Ranger os dentes enquanto dorme ou apertá-los ao longo do dia pode desgastar o esmalte e expor dentina. Se você tem esses hábitos, procure um dentista. O uso de uma placa acrílica noturna pode ser bastante eficiente, pois ao ranger os dentes, você sobrecarrega a placa e preserva o esmalte.
A sensibilidade dos dentes é causada pela exposição da dentina, a parte mais macia que fica logo abaixo da camada de esmalte. Esse tecido é formado por túbulos que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Alimentos e bebidas quentes, frias ou doces estimulam a movimentação desse fluido e a reação das terminações nervosas, [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Sorriso Saudável
Autor: Marina Lopes
Publicado em: 25 Aug 2014 20:42:14
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário