quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Coisas que seu dermatologista nunca te contou sobre manchas de sol

Coisas que seu dermatologista nunca te contou sobre manchas de sol

O fotógrafo americano Thomas Leveritt resolveu fazer uma experiência que mostrasse na prática os males causados na pele pela exposição ao sol em excesso e sem proteção. Em um dia de sol em Nova York ele convidou pedestres para participarem de um vídeo. De frente para a câmera, eram iluminados por uma luz ultravioleta e, assim, conseguiam ver a olho nu os danos causados por esses raios. Até mesmo quem não tem manchas aparentes pode notar que elas existiam nos seus rostos. E em bebês e crianças as marcas praticamente não existiam, o que mostra que o problema se intensifica ao longo da vida. Leia também:
Dermatologista ensina como escolher o filtro solar ideal
Protetor solar é essencial até para os dias em que o sol não aparece
Base com protetor solar ou protetor com cor de base? Quais são as diferenças e qual é melhor? A situação é comum para muitas pessoas que, por não terem manchas na pele, acreditam que não estão propensas a desenvolvê-las. Assim, tomam sol sem protetor e continuam com a pele linda. Mas depois de um tempo, mesmo passando a usar protetor e tomando menos sol, as manchas se tornam inevitáveis. “Isso acontece porque os efeitos nocivos do sol são cumulativos, e dependendo do tipo de pele e tipo de mancha, elas são irreversíveis, como no caso do melasma”, explica a dermatologista Gabriella Vasconcellos, da Clínica Goa Health Club, no Rio de Janeiro.

Pele normal e iluminada pela luz ultravioleta, mostrando os danos que não são visíveis a olho nu (Reprodução/YouTube)

Causas de manchas na pele

O tempo que as manchas levam para aparecer vai depender do fototipo de pele, de que hábitos a pessoa tem, da intensidade da exposição direta ao sol sem fotoproteção, entre outros fatores.

Anticoncepcional causa manchas na pele?

O anticoncepcional é um deles. Segundo a dermatologista, isso realmente acontece por causa do “boom” de hormônios. “A maioria dos medicamentos têm substâncias fotossensíveis. Portanto, quem faz uso dessas substâncias deve usar bastante protetor e se possível manter-se afastada do sol durante o período de tratamento. Mas, mesmo com proteção solar, as manchas podem aparecer”, diz. Acne inflamatória não tratada e gravidez são outros fatores que também fazem com que apareçam manchas na pele.

Pele com mais tendência às manchas

A dermatologista explica ainda que todas as peles têm a mesma quantidade de melanócitos, porém as peles mais escuras produzem em maior quantidade a melanina, que funciona como filtro natural, protegendo a pele da radiação solar. “Portanto, as mais escuras têm menos facilidade de manchar com a exposição solar, mas têm mais probabilidade de desenvolver o melasma. Já as peles claras têm mais facilidade para as sardas”, afirma.

Tomar sol é proibido?

O sol é importante e deve fazer parte da vida de todas as pessoas de forma saudável. “É preciso evitar o sol nos horários de 10 às 16 horas. Para absorver a vitamina D, 10 minutos de sol sem protetor nos horários permitidos é suficiente”, diz. Fora isso, o protetor é imprescindível, preferencialmente acompanhado de chapéu e guarda-sol, não só para evitar as manchas, mas também o câncer de pele. No vídeo, em um segundo momento o fotógrafo pede que as pessoas apliquem o filtro solar e a diferença é nítida, já que a camada do produto funciona como uma espécie de tinta, que atua protegendo a pele. Para escolher o melhor filtro solar, a dica da médica é optar por um que tenha base, pois ele reflete os raios ultravioleta para fora do rosto e, assim, funcionam como um escudo de proteção.

Como tirar manchas do rosto

Dependendo do tipo mancha, é possível fazer tratamentos para que elas desapareçam. Mas, no caso do melasma, trata-se de uma mancha irreversível e por isso deve-se tomar muito cuidado. Os procedimentos com ácido, muito procurados nesses casos, são seguros quando orientado por um médico. Mas há outros tratamentos mais modernos, como a Luz Pulsada, que tem o resultado mais satisfatório, sem riscos ao paciente e que pode ser feito em qualquer época do ano.

É possível evitar?

A melhor maneira de identificar ou prevenir manchas na pele é procurar um bom dermatologista, que irá avaliar cada caso e saber quais critérios seguir. Protetor solar, claro, é fundamental e evita não só manchas, como também rugas.

O fotógrafo americano Thomas Leveritt resolveu fazer uma experiência que mostrasse na prática os males causados na pele pela exposição ao sol em excesso e sem proteção. Em um dia de sol em Nova York ele convidou pedestres para participarem de um vídeo. De frente para a câmera, eram iluminados por uma luz ultravioleta e, assim, conseguiam [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Beleza
Autor: Mariana Bueno
Publicado em: 26 Aug 2014 12:00:47
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário