quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Períneo: exercícios para músculos da pelve melhoram o desempenho sexual

Períneo: exercícios para músculos da pelve melhoram o desempenho sexual




Popularmente chamado de períneo, o assoalho pélvico é composto por um grupo de músculos e ligamentos localizados na região da uretra, vagina e ânus. Sua principal função é sustentar os órgãos internos, como útero e bexiga, e evitar a incontinência urinária. Mas, além desta tarefa, os músculos do períneo são muito importantes para a saúde sexual. Leia também
O que é períneo?
7 posições sexuais que estimulam o prazer
Pompoarismo melhora o sexo e traz benefícios à saúde ‘Quando há fraqueza dessa musculatura, podem acontecer disfunções do sexo, entre as quais esta a dispareunia, que é a dor intensa durante a após o sexo, e a redução do orgasmo’, explica a fisioterapeuta Julianna Bambicini, do Hospital São Luiz. Como estamos falando de músculos, exercícios físicos são a primeira escolha para recuperar a força. Confira a seguir alguns dos movimentos para fortalecer a região.

Contrações

A maneira mais simples de fortalecer a musculatura do períneo é fazendo contrações como se estivesse segurando o xixi. A fisioterapeuta Julianna explica que elas podem ser feitas em séries de 10 repetições cada, com espaço de 30 segundos entre cada série, em sequências de contração e relaxamento contínuos e em contração máxima, quando a mulher deve contrair uma vez pelo máximo tempo que puder e em seguida relaxar. A fisioterapeuta recomenda que o número de séries e repetições e o tempo de contração devem obedecer à sensação de cansaço da mulher durante o exercício. Ela ressalva ainda que o ideal é que se procure um fisioterapeuta, capaz de avaliar a força e a necessidade de exercício de cada mulher.

Mudando de posições



Usar a bola suíça torna o exercício mais interessante (Créditos: Thinkstock) Uma excelente alternativa é fazer as contrações recomendadas em diferentes posturas: deitada, sentada, em pé, durante uma caminhada ou mesmo fazendo movimentos sobre uma bola suíça. Além de trabalhar a mobilidade da pelve e o conhecimento do próprio corpo, cada uma dessas variações trabalha os músculos da região pélvica de uma maneira diferente, garantindo, portanto, um fortalecimento muito mais completo.

Cones vaginais

Os cones vaginais são pequenos pesinhos, que variam de 20 a 100 gramas, capazes de promover um verdadeiro treino de força vaginal. Para fazer o exercício, primeiramente a mulher deve escolher o peso que corresponda à sua força pélvica e, de acordo com a progressão do exercício, evoluir progressivamente para um cone mais pesado. A fisioterapeuta Julianna explica que o cone deve ser introduzido na vagina e a mulher deve fazer força para que ele não caia. O recomendado é que sejam feitas algumas tarefas durante o uso do cone, como arrumar a casa, caminhar e até pedalar. ‘O ideal é que a mulher busque informação antes de usar os cones, para que não haja risco de se machucar’, recomenda a especialista. Um ponto positivo é que esse exercício dificilmente causará fadiga da musculatura pélvica, pois quando a mulher não conseguir mais segurar, o cone escorregará naturalmente.
Popularmente chamado de períneo, o assoalho pélvico é composto por um grupo de músculos e ligamentos localizados na região da uretra, vagina e ânus. Sua principal função é sustentar os órgãos internos, como útero e bexiga, e evitar a incontinência urinária. Mas, além desta tarefa, os músculos do períneo são muito importantes para a saúde [...]

Categoria: Sexo
Autor: manuelapagan
Publicado em: , 05 Aug 2014 17:00:00
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário